Desemprego bate recorde e atinge 12,3 milhões de brasileiros em 2016

0
93

O desemprego voltou a subir no último trimestre de 2016 e atingiu 12,3 milhões de brasileiros.  Segundo os dados divulgados pelo IBGE é o maior índice da série histórica que começou em 2012. O número de pessoas sem trabalho cresceu 36% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Comparando só os últimos dois trimestres, o aumento foi de 2,7%. “Tudo o que acontece no mercado de trabalho é uma resposta ao cenário econômico. A resposta que a gente está tendo é que a gente viu hoje. Doze milhões de pessoas na fila da desocupação”, relata o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE Cimar Azeredo.

Para o professor de economia da USP José Pastore, a reação deve começar no segundo semestre. O segredo é investir em infraestrutura. “Na infraestrutura há investimentos que são rápidos na geração de empregos. Por exemplo: a retomada de obras inacabadas cujo projeto já está aprovado e a obra já estava em andamento, isso dá possibilidade de gerar muito emprego e depressa. Mesmo depois reforma de um porto, aeroporto, terminal, expansão de armazéns agrícolas – tudo faz parte de infraestrutura que pode gerar emprego de maneira rápida.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA