iPhone X sai na frente: conheça oito vantagens em relação ao Galaxy S9

0
10

O iPhone X é o supercelular da Apple cujo design inspirou modelos mais recentes na indústria de smartphones. O telefone se destaca por trazer o processador de última geração da Apple aliado a uma série de recursos novos, como os Animojis e a possibilidade de controle do aparelho a partir de gestos – características difíceis de bater, mesmo para os modelos carro-chefe da Samsung, Galaxy S9 e S9 Plus, lançados em fevereiro.

Comparar as propostas das duas marcas é não só inevitável, como necessário na hora de decidir qual é a melhor opção para você e o seu bolso. A seguir, o TechTudo listou as grandes vantagens do iPhone X em relação ao Galaxy S9.

iPhone X: testamos o celular e respondemos as suas perguntas

iPhone X: testamos o celular e respondemos as suas perguntas

1. Face ID

No iPhone X, o Face ID, tecnologia de reconhecimento facial da Apple, faz uma leitura tridimensional da face do usuário, possível graças à câmera TrueDepth. Essa característica garante que o sistema do celular seja mais preciso e seguro do que o que é encontrado em dispositivos com Android, já que a leitura tridimensional leva em conta uma série de características individuais que são ignoradas no sistema da Samsung.

Nos Galaxy S9 e S9 Plus, a leitura facial se dá em 2D. Menos precisa, essa abordagem pode abrir espaço para que o sistema seja enganado por fotos.

2. Controle por gestos

iPhone X permite interação com gestos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone X permite interação com gestos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

iPhone X permite interação com gestos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O iPhone X introduziu uma nova forma de interação e controle do smartphone que considera gestos feitos pelo usuário. Entre os comandos, está a possibilidade de voltar à tela inicial, abrir a assistente Siri, abrir o menu multitarefa e alternar entre aplicativos recentes.

O S9 e S9 Plus não têm nada tão elaborado: a navegação pela tela requer toques normais em botões e atalhos dispostos na interface. Na melhor das hipóteses, os S9 e S9 Plus podem ganhar algo parecido com a chegada do Android P.

3. Animojis

Animoji é mais preciso e com mais opções do que os AR emojis da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Animoji é mais preciso e com mais opções do que os AR emojis da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Outra função da câmera frontal TrueDepth do iPhone X é produzir os emoji animados que levam em conta o seu rosto e suas expressões faciais para criar as figurinhas divertidas, em formato de animais. Esses desenhos podem ser compartilhados posteriormente em aplicativos de mensagens instantâneas.

O S9 e S9 Plus contam com a resposta da Samsung à tecnologia – chamada de AR Emoji e que funciona de forma similar – mas que perde em qualidade, se comparada à precisão dos Animojis: no iPhone, as animações seguem com maior precisão as mudanças da sua expressão, como sorrisos e movimentos dos olhos, além de oferecerem uma quantidade maior de opções de customização.

4. Integração do ecossistema da Apple

iPhone X oferece melhor integração com outros produtos e plataformas da Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iPhone X oferece melhor integração com outros produtos e plataformas da Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Esse é um ponto positivo que pode variar de usuário a usuário. Mas é inegável que quem possui dispositivos da maçã, como AirPodsApple TVApple Watch, por exemplo, acaba se beneficiando da integração que existe entre essas plataformas.

Não só o smartphone vai “conversar” direito com esses produtos, como serviços que você usa na sua conta da Apple podem ser facilmente compartilhados entre esses dispositivos, tornando tarefas mais práticas no dia a dia.

O S9 e S9 Plus irão funcionar com dispositivos da Apple, seja via conexão de cabo ou Bluetooth, onde houver suporte. No entanto, o uso de plataformas como o iCloud, apps e serviços da Apple não terão o mesmo nível de integração.

5. Processador A11 Bionic

Processador da Apple é mais rápido e eficiente do que os Snapdragon (e Exynos) à bordo dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Processador da Apple é mais rápido e eficiente do que os Snapdragon (e Exynos) à bordo dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Processador da Apple é mais rápido e eficiente do que os Snapdragon (e Exynos) à bordo dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Na prática, isso significa que o iPhone X deve se sair melhor na hora de encarar tarefas mais intensas, como jogos e aplicativos pesados.

6. Siri melhor que Bixby

Inteligência artificial da Apple é mais integrada ao smartphone e tem versão em português (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Inteligência artificial da Apple é mais integrada ao smartphone e tem versão em português (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Inteligência artificial da Apple é mais integrada ao smartphone e tem versão em português (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Bixby é superior à S-Voice, mas ainda assim fica devendo diante da Siri. Para começar, a assistente da Samsung ainda não tem versão em português e, mesmo para quem se arrisca no inglês, falta à Bixby a mesma integração que a Siri possui com o smartphone da Apple. Outra crítica comum à assistente virtual da Samsung está na falta de inovação e de recursos em relação ao software da Maçã.

7. Tela

Tela OLED do celular da Apple é considerada superior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Tela OLED do celular da Apple é considerada superior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Tela OLED do celular da Apple é considerada superior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

É curioso que as telas dos Galaxy S9 e S9 Plus e dos iPhone X sejam todas OLEDfabricadas pela Samsung e que, mesmo assim, o display do celular da Apple tenha alguma vantagem na qualidade de imagem sobre aquele usado nos modelos rivais.

Análises produzidas pelo DisplayMate, site especializado em tecnologia de telas, mostram que o OLED do iPhone X atinge até 574 nits de brilho contra 482 do S9 Plus. Além disso, os testes mostraram que a tela do iPhone tem ângulos de visão melhores, maior precisão de branco e cores mais naturais.

8. Sistema operacional atualizado

iOS com atualizações frequentes e ágeis são vantagem clara do iPhone X diante dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iOS com atualizações frequentes e ágeis são vantagem clara do iPhone X diante dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iOS com atualizações frequentes e ágeis são vantagem clara do iPhone X diante dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Sistema operacional pode ser uma questão de preferência, mas mesmo fãs do Android não podem negar que os usuários dos iPhones contam com a vantagem de receber atualizações frequentes do iOS. Do outro lado, a Samsung leva meses para empacotar o Android para seus produtos: o Galaxy S8, por exemplo, só foi receber o Android 8 Oreo no fim de fevereiro, seis meses depois do lançamento oficial do sistema pelo Google.

Ficha técnica do iPhone X

  • Preços no Brasil: R$ 6.999 (64 GB) e R$ 7,779 (256 GB)
  • Dimensão da tela: 5,8 polegadas
  • Resolução da tela: 2436 x 1125 pixels
  • Densidade da tela: 458 ppi
  • Processador: Apple A11 Bionic hexa-core
  • Armazenamento: 64 GB ou 256 GB
  • Suporte a cartão de memória: não
  • Câmera traseira: Dupla de 12 MP, com lente grande angular de abertura f/1.8 e lente teleobjetiva de f/2.4
  • Gravação de vídeos: 4K em 24 fps, 30 fps ou 60 fps / 1080p em 30 fps ou 60 fps / 720p em 30 fps
  • Câmera frontal: 7 MP, com abertura f/2.2 e gravação de vídeos em Full HD (1080p)
  • Sistema: iOS 11
  • Bateria: duração de até 21 horas em ligações; carregamento rápido de até 50% em 30 minutos; compatível com carregador sem fio
  • Sensores: Face ID, barômetro, giroscópio, acelerômetro, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente
  • Resistência à água: sim
  • Dimensões: 143,6 x 70,9 x 7,7 mm
  • Peso: 174 gramas
  • Cores: preto espacial e prateado

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA