segunda-feira, 29 de abril de 2024 - 2:13 am

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.

Laudo pericial de processamento forense de imagens identifica placa de veículo presente em local de crime

Getting your Trinity Audio player ready...

Peritos Oficiais do Núcleo Especializado de Computação Forense, atuantes no Instituto de Criminalística, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica da Polícia Civil do Tocantins, identificaram os caracteres da placa de um veículo registrado em local de crime. A imagem havia sido registrada por testemunha ocular, em posição perpendicular à lateral do veículo, impossibilitando assim a identificação direta da placa pela equipe condutora do procedimento investigativo.

Técnica

De acordo com o Perito Oficial, Thiago Magalhães de Brito Rodrigues, os peritos obtiveram êxito na identificação dos caracteres após o exame de projeção espacial em plano retangular no qual a região do veículo que contém a placa foi projetada em plano horizontal de posição aproximada frontal. “Exames desta natureza implementam conceitos de geometria analítica, rotação e translação de matrizes bidimensionais (2D), representadas por todos os pontos de cores (pixels) que compõem a imagem alvo”, ressaltou ele. 

Durante a condução dos exames periciais, todos os eventos de processamento digital da imagem foram devidamente registrados, permitindo, assim, a auditoria e reprodutibilidade, a qualquer tempo, para todos os interessados na persecução, tornando-a uma prova de caráter irrefutável.

Núcleo Especializado de Computação Forense

O Núcleo Especializado de Computação Forense do Instituto de Criminalística do Tocantins conta com Peritos Oficiais com formação acadêmica especializada em tecnologias e áreas correlatas e em grau de pós-graduação e mestrado.  Dentre os exames periciais disponibilizados pelo referido Núcleo constam: recuperação e análise de evidências digitais, engenharia financeira de ativos de criptomoedas (moedas digitais), desbloqueio e extração de dados de aparelhos de telefonia móvel, processamento forense de arquivos de multimídia (áudios, vídeos e imagens) e perícias associadas a crimes cibernéticos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *