domingo, 28 de abril de 2024 - 7:23 pm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.

Prefeitura de Gurupi inicia obras da Via Perimetral Sul, que vai interligar as BRs – 153 e 242

Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início a um projeto que visa melhorar significativamente a mobilidade urbana e a infraestrutura viária da cidade. As máquinas do município já estão em ação na construção da Via Perimetral Sul, uma importante rota que interligará as rodovias BR-153 e BR-242, atuando como uma alça viária essencial para retirar o tráfego de veículos pesados do Centro da cidade.

Atualmente, o projeto está na fase inicial, que abrange a abertura e o cercamento da faixa de domínio da via. Esta etapa é crucial para promover a segurança dos trabalhadores e dos usuários das rodovias. O planejamento e desenvolvimento do traçado foram liderados pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Nesta semana, as equipes de trabalho estão concentradas na realização do cercamento e delimitação das propriedades situadas entre a BR-153 e o bairro Nova Fronteira. O engenheiro do Município, Gustavo Garcia, explicou que já foi efetuada a supressão vegetal no trecho que se estende até a BR-242, e em breve as equipes responsáveis pelo cercamento iniciarão seus trabalhos nessa área.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura deram início aos serviços. Foto: Lino Vargas – Secom Gurupi

A prefeita Josi Nunes ressalta a importância da obra e reforça que segue em busca de parcerias para sua conclusão.  “A Via Perimetral Sul é um projeto que vai revolucionar a mobilidade urbana em Gurupi. Estamos determinados a tornar nossa cidade mais segura, eficiente e atraente para investidores. Para isso, estamos em busca de parcerias junto ao Governo do Tocantins e à Bancada Federal do Estado, para a conclusão deste projeto. Entretanto, já iniciamos a obra com nossas equipes do Município e vamos trabalhar incansavelmente para garantir que a Via Perimetral Sul se torne uma realidade em nossa cidade”, destacou.

A secretária Municipal de Infraestrutura, Juliana Passarin, enfatizou que a construção da Via Perimetral Sul trará não apenas benefícios em termos de mobilidade e logística, mas também será essencial na manutenção e prevenção da malha viária das vias centrais da cidade. “O intenso fluxo de veículos pesados em nossas vias centrais causa maior desgaste no asfalto, o que resulta em custos elevados de manutenção. Com a construção desta nova rota, poderemos aliviar essa pressão sobre nossas ruas e avenidas urbanas, consequentemente, vai gerar economia aos cofres públicos e um ambiente mais seguro no trânsito”, disse.

A obra

Projetada pela Prefeitura de Gurupi, a Via Perimetral Sul será uma nova rota que proporcionará uma ligação direta entre as BR-153 e BR-242, além de conectar-se ao pátio da Ferrovia Norte/Sul. Com uma extensão de aproximadamente 12 quilômetros, esta via estratégica visa aliviar o trânsito pesado no Centro da cidade, reduzindo significativamente a possibilidade de acidentes, diminuindo prejuízos para os empresários e otimizando o transporte de cargas.

O ponto de partida da Via Perimetral Sul será em frente à Central de Abastecimento de Gurupi – Ceasa, às margens da BR-153. A rota seguirá pela estrada da antiga fábrica Colorim, passando pelos arredores do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi e finalmente chegando ao Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, às margens da BR-242.

Reprodução do Projeto da Via Perimetral Sul

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *