Com o carnaval se aproximando, o funcionamento de órgãos e empresas podem ter alterações nos horários de atendimento. É o caso dos hemocentros e das agências dos Correios, que já divulgaram como será o funcionamento na próxima semana.
Nas unidades do hemocentro, as coletas vão acontecer normalmente no sábado (18) e na segunda-feira (20). Mas a unidade de coleta que fica no Hospital Geral de Palmas (HGP) estará fechada nestes dias.
Na terça-feira de carnaval (21), todas as unidades de coleta vão estar fechadas para atendimento, informou a Secretaria Estadual da Saúde (SES). O funcionamento será retomado na quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro.
Para manter os estoques de doações de sangue em dia para atender pacientes, o hemocentro pede que a população aproveite os horários de atendimento antes do carnaval. A tendência durante os feriados prolongados é que as doações diminuam.
No ano passado, o hemocentro tinha uma média de 90 doações diárias. No período de carnaval, caiu para 40 doações diárias.
As doações podem ser feitas nas unidades de Palmas (Coordenador e HGP), Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Augustinópolis.
Veja quem pode doar:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.;
- Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos;
- É obrigatório estar em boas condições de saúde;
- Ter mais de 50 quilos;
- Apresentar documento oficial com foto.
Correios
O atendimento nas agências dos Correios será normal até sexta-feira (17), inclusive para entregas de cartas e encomendas. No sábado (18), haverá expediente apenas nas agências que já atendem nesse dia.
Mas na segunda-feira (20) e terça-feira (21), não terá atendimento nas agências ou serviço de entregas. O funcionamento será retomado somente na quarta-feira (22), a partir das 12h.
Quem precisar de alguma informação nos dias de carnaval poderá utilizar os canais digitais no site dos Correios ou no atendimento automatizado, pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, informou a empresa.
Fonte: G1