A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, equipamentos para captura de morcegos hematófagos, doados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Ao todo foram entregues à Agência, 20 redes de tela para armadilhas e mais 128 hastes de alumínio.
A Adapec e a SES mantém um acordo de cooperação técnica assinado em julho de 2019, que prevê o compartilhamento de informações e ações de vigilância, prevenção e controle da raiva, bem como a capacitação, monitoramento/acompanhamento e avaliação das ações que são desenvolvidas pelos dois órgãos para controlar a raiva humana e animal no Tocantins.
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Tocantins (PECRH), Raydleno Mateus Tavares disse que os equipamentos contribuirão com o trabalho que as equipes de capturas de morcegos hematófagos e monitoramentos da raiva dos herbívoros realizam rotineiramente em todo o Estado. “Esta parceria com a SES vem contribuindo para o controle da raiva humana e dos herbívoros, graças à troca de informações, capacitação e estratégias que realizamos juntos,” destacou Raydleno.
Destacando a parceria entre os dois órgãos, a assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES, Iza Alencar Sampaio de Oliveira, ressaltou que é fundamental a vigilância compartilhada das atividades de saúde humana e animal para o controle das zoonoses. “O controle das populações de morcegos hematófagos influi diretamente nos casos de raiva tanto humana quanto animal, por isso, este trabalho da Adapec é extremamente importante para prevenção de casos de raiva,” disse Iza Alencar.