Beleza, estética e skincare são termos que fazem parte do ofício (e vocabulário) de um dermatologista. Com a procura incessante por manter a pele macia, hidratada e livre de manchas, os médicos têm sido cada vez mais requisitados no Instagram, rede social em que esclarecem dúvidas e compartilham dicas úteis para ajudar ao máximo no cuidado com a cútis. Integra a lista de especialistas badalados, a influenciadora digital Karla Lessa.
A médica concedeu entrevista à coluna Claudia Meireles sobre se dividir entre a agenda concorrida do consultório e a produção de conteúdo para o perfil do Instagram. Atenta aos temas e questionamentos do momento, Karla explora temáticas de interesse geral. Por exemplo, quais produtos são indicados para cuidar da pele antes dos 40 anos, como implantar os óleos essenciais na rotina de skincare e os benefícios dos chás na saúde da cútis.
Especializada em dermatologia clínica e cirúrgica e dermatologia avançada em estética, Karla considera como maior desafio da profissão avaliar o paciente de forma individual perante a gama de procedimentos, informação e tecnologia. A cada atendimento, a médica carrega como missão passar confiança ao cliente a fim de ele entender o que de fato é necessário fazer sem recorrer a exageros. “O importante é realçar a beleza particular de cada um”, frisa.
Devolver a autoestima dos pacientes, é a maior recompensa da profissão para Karla. Ao notarem a satisfação da dermatologista em contribuir com o bem-estar coletivo, admiradores logo apertaram o botão de seguir no Instagram e lotaram os canais de comunicação da rede social com perguntas. “Criei uma intimidade forte com meus seguidores. Cada vez mais, as pessoas se identificam e me dão um retorno incrível. Tento sempre responder a todos, com o mesmo carinho que me enviam”, destaca.
Já passaram pelo Instituto Lessa, onde Karla atende, as personalidades Gretchen, a ex-BBB Gizelly Bicalho e o campeão mundial de Free Fire Weedzão. Além deles, os pacientes costumam visitar o consultório da médica em busca de alguns procedimentos específicos. Lideram a demanda toxina botulínica (conhecido como botox), preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, peelings, lasers e enzimas com efeito lipolítico.
Vem, verão
Faltam mais de três meses para a chegada da temporada ensolarada no Hemisfério Sul, em 21 de dezembro. A vontade de viajar dos brasileiros está no auge devido à quarentena. Como é de praxe, Karla costuma receber mensagens a respeito de quais tratamentos estéticos podem ser realizados a tempo de curtir bem o verão. Na entrevista, ela elencou os procedimentos que prometem bombar nas clínicas – todos voltados ao resultado satisfatório.
Não cirúrgico nem invasivo, o ultrassom microfocado combina as tecnologias para promover o efeito lifting quando feito na face. No caso, a função micro melhora a aparência de rugas e linhas de expressão. Já o potencial macro atua na redução de flacidez e gordura corporal. Os bioestimuladores mais famosos são o Sculptra e o Radiesse, ambos tratam a região da aplicação ao dar firmeza e impulsionar a produção de colágeno.
Com eficácia comprovada, o Skinbooster age profundamente na pele deixando-a com aspecto mais jovem, nutrido e iluminado. A técnica trata olheiras, rugas finas no rosto e cicatrizes de acne. Outro método sugerido pela dermatologista ajuda na recuperação da beleza das madeixas. “A junção do LED capilar e do MMP capilar é um método capaz de inserir medicamentos ativos diretamente no local em que necessita da aplicação. Hoje, funciona como tratamento de alopécia, doença da queda de cabelo”, explica Karla.
Dicas valiosas
Independentemente de quem seja o paciente, a dermatologista bate na tecla durante as consultas sobre a importância de manter uma rotina de skincare. No momento, o conselho da médica continua com a orientação de dispor de uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e a prática de atividades físicas regulares.
À coluna, a especialista confessou quais são os seus macetes e táticas infalíveis para desfilar sempre com uma pele radiante. Confira!
Dica 1: usar filtro solar a fim de evitar manchas e prevenir contra o câncer de pele. Optar por produtos com FPS maior do que 30. Quem possui cútis oleosa, deve apostar nas fórmulas com toque seco, gel ou oil free;
Dica 2: limpar bem a pele. De acordo com Karla, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia para diminuir a oleosidade. Usar sabonetes secativos que trazem na composição ácido glicólico, ácido salicílico e enxofre. Não esquecer de fazer esfoliação duas vezes por semana. Pessoas com cútis acneica devem deixar de utilizar sabonetes e loções em creme, vale investir em produtos em gel, oil free ou toque seco;
Dica 3: hidratação facial e corporal diária. Procurar o dermatologista para recomendar o produto mais apropriado;
Dica 4: apostar na água micelar como demaquilante. Lembre-se de lavar a pele após a aplicação.
Aliados
Além do protetor solar, toda pessoa deve aplicar fórmulas com antioxidantes, aliados no combate aos radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele, de acordo com Karla Lessa. Rugas, manchas e linhas de expressão são resultado do não uso do protetor. Os elementos potencializam a produção de colágeno, deixando a cútis firme, uniforme e jovem.
Presentes em produtos compostos por conter vitamina C, vitamina E, nicotinamida, betacaroteno, flavonoides, resveratrol e ácido ferúlico, os antioxidantes podem ser utilizados no período matutino ou noturno – porém, Karla orienta usá-los de manhã, conforme explica: “Existem alguns estudos que mostram que a vitamina C (potente antioxidante) tem capacidade de proteção solar próxima ao FPS 5. Por isso, ao aplicá-la com o filtro solar, aumentamos a eficácia do filtro contra os raios UV”.