O Governo do Tocantins, representado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Washington Ayres, reuniu-se nessa quarta-feira, 20, em Brasília/DF, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para discutir demandas importantes para o setor rural no Estado.
Entre as pautas levantadas no encontro estavam a implantação do programa de mecanização rural e a liberação de recursos para realização de feiras. Do total de mais de R$ 5 milhões previstos, foram liberadas a 1ª e a 2ª parcelas no valor total de R$ 1.868.163,70 para feiras de pequenos produtores rurais no Tocantins.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância desses recursos para fortalecer a agricultura no Estado e promover mais desenvolvimento rural dos produtores atendidos pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins. “A liberação dos recursos para as feiras é uma conquista significativa para os agricultores do Tocantins. Isso demonstra o compromisso do governador Wanderlei Barbosa e do deputado federal Vicentinho Júnior, que estava presente na reunião, em apoiar o setor agrícola e contribuir com a economia rural”, destacou o presidente.
Acompanhando a visita do presidente do Ruraltins, o deputado federal Vicentinho Júnior falou sobre as necessidades do setor agrícola e destacou a relevância da parceria entre o Mapa, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Ruraltins, para o desenvolvimento do Estado. “O endividamento agrícola é um desafio que afeta diretamente nossos agricultores, é essencial garantir a estabilidade de suas atividades e, como parceiros, podemos oferecer suporte e recursos aos produtores, além de promover programas que elevem a produtividade e a qualidade dos produtos da região”, afirmou o deputado.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o diretor de Empreendedorismo Joaquim Urcino; a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural, Alécia Borges;e o vice-presidente do Ruraltins Dione Mendes.