Foi dada a largada para um dos eventos mais esperados do ano. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nessa segunda-feira, 13, no Ginásio de Esporte Idanizete de Paula, em Gurupi, a abertura oficial da 33ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 10ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), considerado o maior evento desportivo escolar do Estado. Os jogos da regional de Gurupi começaram nessa segunda-feira, 13, e seguem até a sexta-feira, 17.
Cerca de mil estudantes-atletas de 57 unidades escolares, acompanhados de 150 professores, colaboradores e técnicos participam da competição em sete modalidades: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.
O evento começou com o tradicional desfile de delegações representando as cidades da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi; seguido por uma dinâmica com os atletas, realizada pelo secretário-executivo; uma apresentação do grupo vencedor do 2° Dança Tocantins; o juramento do atleta e do técnico; e por fim, o tão esperado acendimento da pira.
O secretário-executivo Edinho Fernandes reforçou que o esporte escolar tem transformado a vida de muitos estudantes do Tocantins. “O nosso desporto hoje é internacional. Nenhum desporto escolar do Brasil faz tanto sucesso quanto o do Tocantins. Ano passado, tivemos a honra de representar o Tocantins no campeonato mundial de futsal na Sérvia, onde o nosso time foi vice-campeão do mundo. Amanhã, 18 estudantes do Tocantins embarcam para a China para disputar o campeonato mundial escolar de futebol, contra outros 28 países”, contou o gestor.
O superintendente regional de Educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, falou da expectativa para os Jets 2024. “Nós temos atletas dos 17 municípios da SRE e de Gurupi nesta festa de integração e temos a certeza de que os melhores se destacarão para representar a regional na etapa estadual, podendo inclusive defender do Tocantins nos jogos nacionais”, afirmou.
A estudante-atleta de futsal, Giovana Gabrielly, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos, de Gurupi, informou que está muito ansiosa para jogar e mostrar suas habilidades. “É a segunda vez que eu participo do Jets. No ano passado, vencemos a etapa municipal e perdemos na regional, mas ainda assim fiquei feliz por ter chegado onde chegamos. Neste ano, estamos com grandes expectativas, treinamos muito e viemos com vontade de ganhar. Vamos dar o nosso máximo em quadra”.
Para o estudante-atleta de handebol, Lucas Rogeri Cordeiro, do Colégio Estadual Dom Alano, de Peixe, participar pela primeira vez dos Jogos, levando o nome de sua escola, é muito importante. “Eu vou me esforçar para que meu time ganhe, que a gente consiga ir para a etapa estadual e depois a nacional. O esporte escolar nos permite viver coisas únicas e novas experiências; interagir com alunos de outros lugares é muito legal. Treinamos muito, nos preparamos e queremos vencer, mas se não for possível, só de estar aqui e competir já vale todo o esforço”, afirmou.
Cronograma da etapa regional
De 27 a 31 de maio – SREs de Paraíso, Dianópolis e Guaraí;
De 3 a 6 de junho – SREs de Porto Nacional, Araguatins e Palmas;
De 10 a 14 de junho – SREs de Tocantinópolis, Araguaína e Colinas;
De 17 a 21 de junho – SREs de Arraias, Miracema e Pedro Afonso.