Um jacaré foi encontrado morto às margens da BR-153, no perímetro urbano de Gurupi, na manhã desta quarta-feira (11). Ele estava no acostamento da rodovia. Segundo o veterinário Jairo Piovesan, trata-se de um jacaré-anão, também conhecido em algumas regiões por jacaré-paguá.
O animal é um adulto e mede quase 1,5 metro de comprimento. Ainda não é possível saber as causas da morte do bicho. O veterinário explicou que nessa época de chuva, os jacarés saem em busca de alimentos e para reprodução.
A Polícia Militar Ambiental vai recolher o réptil e ver quais os procedimentos podem ser feitos. Geralmente, os animais são empalhados e usados na educação ambiental.
Com até 1,4 metros de comprimento e cerca de seis quilos, o jacaré-anão foge dos “padrões” dos répteis de grande porte. O animal adulto pesa o equivalente a um indivíduo de seis meses de outra espécie e é o menor da ordem Crocodylia.
Descrito pela primeira vez em 1807, é nativo das regiões tropicais da América do Sul e pode ser encontrado no Peru, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Bolívia e Paraguai. No Brasil, ocorre nas regiões dos rios São Francisco, Amazonas, Paraná e Paraguai.