Diversos segmentos tem declarado apoio à campanha do deputado estadual Gutierres Torquato, alavancando o projeto nesta reta final. Dentre eles, várias etnias indígenas abraçaram o projeto. Karajás e Javaés em Lagoa da Confusão, Xerentes em Tocantínia e Javaés em Formoso do Araguaia declararam o seu apoio.
Hesu Xerente, de Tocantínia, disse que os indígenas sempre tiveram dificuldade em encontrar um representante, mas, ao ouvir o deputado perceberam que o projeto atendia os seus anseios.
Segundo Hesu: o deputado é diferente dos outros candidatos que procuraram o nosso apoio, isso porque ele é acessível, ele consegue lidar com a comunidade indígena sem nenhuma dificuldade. Ele ouve a comunidade indígena e consegue chegar na comunidade onde os outros parlamentares têm dificuldade e isso fez com que o apoio viesse. Porque nós ouvimos o deputado e o seu pensamento foi de encontro com os nossos anseios.
Raíza Guimarães,que tem uma parceria de trabalho com os povos indígenas em Lagoa da Confusão, afirmou que “nunca tinha visto um encontro tão diferente de um deputado com os indígenas. Eles sentiram nele essa reciprocidade, o carinho e comprometimento.”, conta Raíza. Que destaca que o deputado Gutierres tem uma história com o povo indígena desde quando era secretário de saúde em Gurupi. “Mesmo a saúde indígena sendo de responsabilidade do Governo Federal, enquanto secretário, não poupou esforços para contribuir com à saúde indígena. E agora, na função de Deputado Estadual, está desempenhando um papel fundamental na Assembleia Legislativa, levantando, defendendo e protegendo a bandeira da classe Indigena.”, disse a líder de Lagoa da Confusão.