Nove postos de combustíveis foram autuados nesta sexta-feira (11) em Araguaína, Gurupi e Colinas do Tocantins. Segundo o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), os estabelecimentos aumentaram os preços da gasolina e diesel sem justificativa. As fiscalizações foram intensificadas após denúncias de motoristas.
Os postos aumentaram os preços após a Petrobras anunciar alta de 18,8% do preço da gasolina e 24,9% no diesel, nas refinarias. O Procon explica que os estabelecimentos só podem repassar o reajuste após a compra de combustíveis novos.
Em Araguaína e Gurupi foram oito autuações ao longo do dia, sendo quatro em cada cidade. Nos dois municípios a irregularidade identificada foi a mesma: elevação indevida nos valores da gasolina. Já em Colinas do Tocantins a autuação foi ocasionada pelo aumento do preço do diesel.
Na última quinta-feira (10), quando houve corrida aos postos de Palmas e os condutores formaram filas quilométricas, a gerência de fiscalização do órgão autuou dois postos de combustíveis também por causa das elevações indevidas de preços.
Conforme o Procon, nenhum dos estabelecimentos tinham justificativas para fazer o reajuste. “Os fiscais estão nas ruas apurando as denúncias para garantir os direitos dos consumidores”, disse Walter Viana, superintendente do órgão no Tocantins.
Ele explica que consumidores que flagrarem irregularidades podem fazer denúncias por meio do Disque 151 ou Whats Denúncia (63) 99216-6840. A reclamação também pode ser formalizada, com comprovações, pelo site do Procon.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.