domingo, 28 de abril de 2024 - 5:22 pm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.

Governo do Tocantins realiza programação especial para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down

Getting your Trinity Audio player ready...

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou nesta quinta-feira, 21, no Centro Especializado em Reabilitação (CER-III), em Palmas, uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. As crianças e as famílias assistidas pela Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência receberam um delicioso café da manhã, além de presentes dos colaboradores do CER.

“Nascer com síndrome de Down não impede uma vida cheia de realizações. A conscientização das famílias e da sociedade sobre essa condição genética é o primeiro passo para que as pessoas tenham acesso aos recursos e suporte necessários para o seu desenvolvimento”, destacou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena Ambrosio de Carvalho.

O principal objetivo da celebração, que ocorre anualmente no dia 21 de março, é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down, em todas as esferas sociais.

Jaida Pereira da Fonseca Milhomem, que é mãe da pequena Milena, de um ano e dez meses, falou sobre os desafios sociais e a importância do acompanhamento realizado no Centro Especializado. “Nossas maiores dificuldades são, exatamente, o desconhecimento e o olhar preconceituoso das pessoas, nossos filhos não são incapazes, eles são iguais às demais crianças. A única diferença é que eles precisam de um acompanhamento para desenvolver todas as suas habilidades e encontramos isso aqui no CER. A minha filha é acompanhada desde os dois meses de vida e só tenho a agradecer, pois os profissionais são muito competentes e o trabalho realizado aqui vai além do profissional, somos acolhidas e nossos filhos amados, isso não tem preço”, enfatizou. 

Rede de cuidados

As pessoas com síndrome de Down no Tocantins recebem acompanhamento na rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), localizados em Palmas, Araguaína, Colinas e Porto Nacional. Nesses locais, há equipes multiprofissionais com pediatras, neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

Acesso ao SUS

A porta de entrada no SUS é sempre a unidade básica de saúde de referência das famílias e o Tocantins possui 412 espalhadas nos 139 municípios. As pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde e podem procurar os serviços por meio do SUS, quando necessitarem de orientações ou cuidados, incluindo os serviços básicos de saúde como imunização, assistência médica ou odontológica, e serviços de atenção especializada, como reabilitação e atenção hospitalar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *