domingo, 28 de abril de 2024 - 8:36 pm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.

Prefeitura de Gurupi realiza força-tarefa para atendimento a famílias impactadas pelo transbordamento no córrego Pouso do Meio

Getting your Trinity Audio player ready...

Logo no início da manhã desta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Gurupi mobilizou uma equipe coordenada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e de Assistência Social para prestar assistência às famílias afetadas pelo transbordamento do córrego Pouso do Meio. O alagamento ocorreu nesta terça-feira, 19, devido ao grande volume de chuvas, atingindo 74.4 mm, e do rompimento de uma represa nas proximidades da bacia do córrego.

A Defesa Civil Municipal realizou um levantamento que apontou aproximadamente 30 residências impactadas pelo alagamento, nos setores Jardim Tocantins e Jardim da Luz, na região Norte da cidade. Os danos registrados foram apenas materiais, como móveis ou eletrodomésticos danificados pela água. Nenhum imóvel chegou a ser interditado e nenhuma família ficou desabrigada.

O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, destacou que este foi um caso atípico que tomou grandes proporções devido ao rompimento da represa. “O que ocorreu de atípico foi o rompimento de uma represa acima da bacia do Pouso do Meio e, por isso, a elevação do nível da água foi bem acima do que se costuma registrar em outras situações semelhantes, causando alagamento em regiões que normalmente não são afetadas”, explicou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social designou várias equipes para visitarem as famílias afetadas, coletando informações sobre os prejuízos causados e prestando o devido auxílio de acordo com a necessidade de cada morador. “Distribuímos nossas equipes pela região afetada, visitando casa por casa, para fazermos um levantamento dos danos causados e das necessidades das famílias para podermos ajuda-los”, disse a titular da pasta, Rayane Nascimento.

Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura também foi acionada para realizar a limpeza nas áreas mais afetadas e retirar a terra que se acumulou nas vias por causa da enxurrada. A Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) também fez parte da operação com a interdição, sinalização da área e orientações com os agentes municipais de trânsito.

Moradores da região relataram que nunca houve um alagamento desta proporção. A auxiliar de serviços gerais, Iraci de Souza Lima, mora no Jardim Tocantins há 15 anos e conta que é a primeira vez que sua casa foi alagada. “A água sempre ficava mais ali embaixo no final da Rua, só que agora entrou aqui pela primeira vez e danificou alguns móveis. Mas as equipes da Prefeitura já estão aqui prestando informações e auxílio, ficamos muito gratos a essa atenção”, comentou.    

A dona de casa Natalina Ramalho mora há mais tempo no bairro. São quase 30 anos residindo no Jardim Tocantins e disse que poucas vezes viu um transbordamento nesta proporção. “Alagamento nesse nível não é comum aqui, geralmente a água vem até mais embaixo. Nossa casa não foi atingida, mas estou aqui acompanhando a situação dos vizinhos e a equipe da Prefeitura desde ontem está passando por aqui para prestar as assistências”, relatou.

Monitoramento

A Prefeitura de Gurupi segue monitorando a situação e prestando informações aos moradores da região. O nível da água segue baixando, mas a área ainda é de risco e a Defesa Civil orienta para que condutores e transeuntes ainda não se arrisquem em atravessar o local até que o córrego esteja em seu curso normal.

Fiscalização

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente vai intensificar as fiscalizações de represas e barramentos na região da bacia do córrego Pouso do Meio, em colaboração com as equipes do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins. O objetivo é identificar possíveis barramentos que possam vir a romper devido às chuvas intensas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *